-
Arquitetos: Rai Pinto Studio
- Área: 20 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Pol Viladoms
-
Fabricantes: Cadira Cadaqués - La cistelleria, Ceràmiques Ferrés, Cestita - Miguel Milà (primera edición), HAY, Her Lighting, JUNG
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto abarca duas pequenas casas de férias em Mas Estela, uma antiga vinícola na região de Empordà, Espanha. Trata-se de uma fazenda localizada no Parque Natural de Cap de Creus; existem documentos que fazem referência a esta propriedade desde o século X. Atualmente, ela é administrada por uma família que produz vinho ecológico/biodinâmico desde 1989.
O desafio era projetar casas completas em dois espaços existentes de pé-direito duplo e quase simétricos. Cada um desses espaços deveria ter apenas 20 metros quadrados de área, e o programa incluía uma pequena cozinha, um banheiro, uma cama de casal e uma área de estar. Os promotores atribuíram a cada casa uma parte do terreno circundante, proporcionando assim um espaço adicional para desfrutar ao ar livre.
Para respeitar a antiga vinícola, o espaço original não foi modificado. Em vez disso, foi projetada uma caixa que abriga todo o programa: a cozinha, o banheiro e o quarto. Esta caixa foi pintada com uma cor vermelha, principalmente nos painéis de madeira, fazendo referência aos barris de madeira tingidos pelo processo de vinificação. Da mesma forma, no exterior, foi projetada outra caixa que inclui uma pérgola e mobiliário de alvenaria, permitindo desfrutar do entorno.
O Rai Pinto Studio encara essas residências sazonais como um projeto de habitação mínima, ao mesmo tempo que resolve o desafio de fornecer uma solução de baixo custo. O projeto busca a ligação entre os dois espaços, o interior e o exterior. Através das duas caixas; e através dos materiais e da cor, busca-se uma conexão com a atividade principal de Mas, que é a viticultura.